Main menu
Carlos Caires

Carlos Caires

URL do Sítio:

CD da Orquestra de Sopros da ESML - parte 1

Data: 18 e 19 de Dezembro de 2017
Local: Auditório Vianna da Motta, ESML
Sinopse: Nos dias 18 e 19 de Dezembro de 2017 foram realizadas no Auditório Vianna da Motta da Escola Superior de Música de Lisboa, as gravações de duas das quarto peças do disco da Orquestra de Sopros da ESML, dirigidas pelo Prof. Alberto Roque, no âmbito do projeto “Criação, Circulação, Registo e Edição de Obras de Música Contemporânea Portuguesa numa Perspetiva Reflexiva”. As duas peças já gravadas que constam no mesmo são “Three Political Events” de António Pinho Vargas e “Sopro do Côncavo” de Pedro Lima Soares.

Ler a Continuação...

Peças Frescas 2018 – Teatro Municipal São Luiz

Data: 19 de Março de 2018
Local: S. Luiz Teatro Municipal
Sinopse: No dia 19 de Março de 2018 foi realizada no Teatro Municipal São Luiz mais uma edição do Peças Frescas, um projeto da Escola Superior de Música e um ‘laboratório’ que permite aos alunos de composição experimentar o resultado das suas criações musicais, ao mesmo tempo que começam a integrar-se nas atividades de investigação baseadas na prática da ESML.

Ler a Continuação...

Gravação Piano Solo

Data: 23, 24 e 25 de Março de 2018
Local: Auditório Vianna da Motta, ESML
Sinopse: Nos dias 23, 24 e 25 de Março deu-se início ao registo de composições de Carlos Marecos para piano solo tocadas pelo pianista José Pedro Ribeiro, no âmbito do projeto “Criação, Circulação, Registo e Edição de Obras de Música Contemporânea Portuguesa numa Perspetiva Reflexiva”. Este trabalho pretende, para além da obra pianística, explorar a relação e o trabalho colaborativo entre compositor e intérprete, bem como enquadrar a problemática da interpretação de música contemporânea. 

Ler a Continuação...

Cena 2 de "O JARDIM", Ópera de Tiago Cabrita com Libreto de António Carlos Cortez

Cena 2 de "O JARDIM", Ópera de Tiago Cabrita com Libreto de António Carlos Cortez
para Soprano, Barítono e Ensemble de câmara

Sílvia Mateus | Encenação

Carlos Marecos | Direcção

Projecto em desenvolvimento, apoiado pelo IPL
IPL/2016/POCC_ESML Produção de Ópera num contexto criativo contemporâneo.
Estreia da ópera completa prevista para 25 de Novembro de 2017.

Notícia

 

Ler a Continuação...

Cosí fan Tutte | W. A. Mozart

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL | 27 Maio 2017
Notícia

Fiordiligi - Rafaela Albuquerque
Dorabella - Maria Gil Proença
Guglielmo - Tiago Gomes
Ferrando - João Marcos Copertino
Despina - Joana Alves
Don Alfonso - Francisco Henriques

Piano - Francisco Sassetti
Direcção Musical e Encenação- Sílvia Mateus
Figurinos e Adereços - Élio Oliveira

IPL/ POCC_ESML
Produção de Ópera num Contexto Criativo Contemporâneo

 

 

Ler a Continuação...

O Jardim – Palácio Nacional da Ajuda

Data: 17 de Fevereiro de 2018
Local: Palácio Nacional da Ajuda
Sinopse: No dia 17 de Fevereiro de 2018 foi realizada no Palácio Nacional da Ajuda uma récita da ópera O Jardim, de Tiago Cabrita, com libreto de António Carlos Cortez. A récita contou com a participação do ClusterLab XL ensemble, dirigido pelo Prof. Carlos Marecos, e a interpretação do barítono Francisco Henriques e da soprano Joana Alves, sob encenação da Prof. Silvia Mateus e figurinos de Ana Duarte.

Ler a Continuação...

Operando

Este projecto tem como objetivo apoiar a encenação e criação de obra contemporânea, contribuindo assim para o enriquecimento da investigação nas áreas da composição, do canto, do instrumento e das tecnologias da música.
Propõe-se assim a apresentação de duas novas produções de ópera, numa colaboração entre várias áreas de especialidade da Escola Superior de Música de Lisboa, sendo que a montagem de ambas as produções é permanentemente acompanhada de um trabalho de pesquisa e de reflexão sobre as várias fases do processo criativo.

Ler a Continuação...

Produção de Ópera num contexto Criativo Contemporâneo

 

Palavras-chave: Ópera, Encenação contemporânea, Ópera contemporânea, Ópera de repertório, Encenação, Voz, Composição, Libreto

Sumário

Este projecto visa a execução de duas produções de ópera, numa colaboração entre várias áreas de especialidade da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) como o canto, a composição e as áreas de instrumento e de música de câmara, sendo que a montagem de ambas as produções é permanentemente acompanhada de um trabalho de pesquisa e de reflexão sobre as várias fases processo criativo.

 

Ler a Continuação...

LabMMx

Palavras-chave: Performance; Improvisação; Interactividade; Música Mista; Electrónica em Tempo Real; Pedagogia; Ensino da Música

 

SUMÁRIO
O presente projeto compreende a reflexão teórica, a criação artística e o desenvolvimento de software musical em torno da música mista, género afecto à informática musical, visando a realização de um mínimo de dois concertos, 3 workshops, e a publicação de um artigo/relatório final. Pretende-se igualmente disponibilizar em plataforma digital, registos áudio e vídeo de sessões de trabalho e/ou de performances, bem como do software concebido ou outra documentação criada no contexto do projecto.

Ler a Continuação...

Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira

Festival Underscore
Ensaio na ESML
Concerto no Festival da ESML (Sao Luiz Teatro Municipa)
Concerto no Festival da ESML (Sao Luiz Teatro Municipa)
Concerto no Festival Música Viva 2017
Concerto no Festival Música Viva 2017
Concerto no Festival Música Viva 2017
Elenco do MEDEIA
Espetáculo de Alunos Finalistas da ESTC em parceria com o Laboratório de Música Mista da ESML (TEATRO CAMÕES | Julho 2017)

A música mista é um género musical que foi estabelecido desde a segunda metade do séc. XX. Pode ser definida como a junção do meio acústico com o meio electroacústico, mais concretamente: a combinação na performação de um ou mais instrumentos acústicos com sons criados, processados ou reproduzidos electronicamente.
A prática deste laboratório destina-se a desenvolver competências no domínio da performação da música mista (de reportório ou composta por estudantes de composição especificamente para o grupo), improvisação e experimentação.

O Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira, formado em 2014, conta já com diversas actividades desde a sua criação, das quais se destacam os concertos e audições informais na ESML, concertos no festival Música Viva, residência artística no O'culto da Ajuda, participação na Semana da Composição da ESML, participação em concertos da Conferência Internacional “Old is New”- organizada pelo CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical em parceria com a ESML.

O Laboratório de Música Mista foi criado pelos professores José Luís Ferreira e Carlos Caires sendo actualmente orientado por Jaime Reis e Carlos Caires.

 

SAX Blue | Jorge Peixinho
Saxofones - Philippe Trovão
Electrónica - José Luís Ferreira

 

Ver também
Medeia – de um melodrama de Georg Benda

Ler a Continuação...

Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva (CCRE-MPC)

Descrição sumária

Este projeto visa incentivar e apoiar a criação,  a circulação, o registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea em partitura e em CD, numa perspetiva reflexiva, envolvendo as áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música.

Ler a Continuação...

Arquivos - Repertório de Compositores Portugueses para Banda/ Orquestra de Sopros

Objectivos do Projecto

O projecto visa fazer a identificação dos principais compositores portugueses e das suas obras mais relevantes de repertório original para banda/ Orquestra de Sopros, estudar e analisar as suas composições, recuperar as obras e adaptá-las à forma da escrita musical e à organologia atual.
No desenvolvimento do projecto pretende-se interpretar as obras e realizar o seu registo sonoro, tendo em vista criar uma base de arquivo de partituras e de registo sonoro das obras mais relevantes do período em estudo.

Ler a Continuação...
Subscribe to this RSS feed