Main menu

Determinação da qualidade acústica objectiva do Auditório Vianna da Motta da ESML

Determinação da qualidade acústica objectiva do Auditório Vianna da Motta da ESML

  • Título|Title: Determinação da qualidade acústica objectiva do Auditório Vianna da Motta da ESML
  • Acrónimo | Acronym: ACUSVMOTTA
  • Programa/Apoio | Program/Support: IDI&CA 2020
  • Coordenação | Coordination: Diogo Alarcão
  • Equipa | Team: Diogo Alarcão, Carlos Marecos, Sérgio Henriques
  • Estado | Status: Em execução

Sumário:

No projecto ACUSVMOTTA pretende-se determinar, pela primeira vez, a qualidade acústica do Auditório Vianna da Motta da ESML e inferir sobre a correlação entre os parâmetros objectivos e subjectivos do Auditório. A avaliação será realizada segundo medições acústicas monoaurais e binaurais e ainda segundo modelação acústica em software.

 

Síntese descritiva

O projecto ACUSVMOTTA pretende obter uma avaliação o mais completa possível da qualidade acústica do Auditório Vianna da Motta da ESML através da medição de parâmetros objectivos descritores da qualidade acústica de salas de performance e ainda através da simulação por modelação acústica em software. Trata-se da primeira vez que tal estudo é realizado no Auditório.

O coordenador do projecto, investigador Diogo Alarcão, é doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores na área da Acústica de Salas pelo IST, tendo realizado inúmeros projectos ligados à acústica de espaços interiores e exteriores, particularmente também relacionados com medições acústicas em recintos fechados. Os investigadores Carlos Marecos e Sérgio Henriques têm uma extensa experiência em música e áudio, área de domínio imprescindível para a boa consecução das tarefas previstas. O Engenheiro Octávio Inácio, doutorado pelo ISVR de Southampton em Acústica, é consultor na área da Acústica Arquitectural trazendo para o projecto a sua larga experiência mais vocacionada para a implementação de projectos de engenharia acústica.

 

Descrição das Atividades

As actividades estão todas ligadas à determinação da qualidade acústica objectiva do Auditório Vianna da Motta. Assim prevê-se o seguinte:

Auditório sem ocupação:
- programa de medições acústicas baseadas numa coluna omnidirecional usando o método de sine sweeps, e o método MLS, segundo captação mono (omni e bi-direcional).
- programa de medições acústicas baseadas numa coluna omnidirecional usando o método de sine sweeps, segundo captação binaural.

Auditório com ocupação (cerca de 50 a 75% da capacidade total)
- programa de medições acústicas baseadas numa coluna omnidirecional usando o método de sine sweeps, e o método MLS, segundo captação mono (omni e bi-direcional).

- programa de medições acústicas baseadas numa coluna omnidirecional usando o método de sine sweeps, segundo captação binaural.

Como actividade complementar utilizar-se-á uma câmara acústica 3D possuindo 64 canais áudio para se tentar obter parâmetros direcionais adicionais, que serão depois correlacionados com os parâmetros obtidos através da técnica de estado da arte. Actividade de processamento de dados registados em computador e estabelecimento de valores significativos.

Modelação acústica em software estado da arte CATT Acoustics.

Resultados finais:
Elaboração de artigo científico para publicação em revista internacional. Elaboração de comunicação escrita para publicação num congresso da especialidade. Realização de workshop interno.

 

Resultados Esperados

O resultado último do projecto é a obtenção fidedigna da assinatura acústica do Auditório Vianna da Motta através da determinação o mais exacta possível dentro do estado da arte dos parâmetros objectivos de qualidade acústica do mesmo. A utilização de tecnologia mono e tecnologia binaural (kemar - dummy head), e também de uma câmara acústica 3D cedida pelo parceiro Inacoustics na determinação complementar de parâmetros direcionais permitirá melhorar o actual estado da arte da caracterização acústica experimental de salas de performance. Adicionalmente, os resultados obtidos pela modelação acústica em software permitirá complementar a caracterização obtida experimentalmente.

Todos os resultados obtidos serão alvo de divulgação em revista científica internacional bem como num congresso da especialidade; prevê-se ainda a realização de um workshop interno ao IPL de modo a divulgar o projecto e os resultados alcançados.

voltar ao topo