As obras publicadas no âmbito do projecto estão disponíveis para consulta e audição no site Portfolios
O projecto Performance e Contexto tem por objectivo principal a performance, o registo audiovisual, e a reflexão académica em torno de objectos artísticos, nomeadamente no campo da performance musical.
Data: 14 a 18 de Maio de 2018
Local: Pequeno Auditório da ESML
Sinopse: No âmbito da Semana da Composição 2018, evento integrado no projecto Criação, Circulação, Registo e Edição de obras de Música Portuguesa Contemporânea, foram realizadas diversas conferências de apoio à investigação da ESML/IPL.
Relatório/Resumo das principais actividades na área da Ópera realizadas na ESML desde 2008
Data: 18 e 19 de Dezembro de 2017
Local: Auditório Vianna da Motta, ESML
Sinopse: Nos dias 18 e 19 de Dezembro de 2017 foram realizadas no Auditório Vianna da Motta da Escola Superior de Música de Lisboa, as gravações de duas das quarto peças do disco da Orquestra de Sopros da ESML, dirigidas pelo Prof. Alberto Roque, no âmbito do projeto “Criação, Circulação, Registo e Edição de Obras de Música Contemporânea Portuguesa numa Perspetiva Reflexiva”. As duas peças já gravadas que constam no mesmo são “Three Political Events” de António Pinho Vargas e “Sopro do Côncavo” de Pedro Lima Soares.
Data: 19 de Março de 2018
Local: S. Luiz Teatro Municipal
Sinopse: No dia 19 de Março de 2018 foi realizada no Teatro Municipal São Luiz mais uma edição do Peças Frescas, um projeto da Escola Superior de Música e um ‘laboratório’ que permite aos alunos de composição experimentar o resultado das suas criações musicais, ao mesmo tempo que começam a integrar-se nas atividades de investigação baseadas na prática da ESML.
Data: 23, 24 e 25 de Março de 2018
Local: Auditório Vianna da Motta, ESML
Sinopse: Nos dias 23, 24 e 25 de Março deu-se início ao registo de composições de Carlos Marecos para piano solo tocadas pelo pianista José Pedro Ribeiro, no âmbito do projeto “Criação, Circulação, Registo e Edição de Obras de Música Contemporânea Portuguesa numa Perspetiva Reflexiva”. Este trabalho pretende, para além da obra pianística, explorar a relação e o trabalho colaborativo entre compositor e intérprete, bem como enquadrar a problemática da interpretação de música contemporânea.
Cena 2 de "O JARDIM", Ópera de Tiago Cabrita com Libreto de António Carlos Cortez
para Soprano, Barítono e Ensemble de câmara
Sílvia Mateus | Encenação
Carlos Marecos | Direcção
Projecto em desenvolvimento, apoiado pelo IPL
IPL/2016/POCC_ESML Produção de Ópera num contexto criativo contemporâneo.
Estreia da ópera completa prevista para 25 de Novembro de 2017.
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL | 27 Maio 2017
Notícia
Fiordiligi - Rafaela Albuquerque
Dorabella - Maria Gil Proença
Guglielmo - Tiago Gomes
Ferrando - João Marcos Copertino
Despina - Joana Alves
Don Alfonso - Francisco Henriques
Piano - Francisco Sassetti
Direcção Musical e Encenação- Sílvia Mateus
Figurinos e Adereços - Élio Oliveira
IPL/ POCC_ESML
Produção de Ópera num Contexto Criativo Contemporâneo
Data: 17 de Fevereiro de 2018
Local: Palácio Nacional da Ajuda
Sinopse: No dia 17 de Fevereiro de 2018 foi realizada no Palácio Nacional da Ajuda uma récita da ópera O Jardim, de Tiago Cabrita, com libreto de António Carlos Cortez. A récita contou com a participação do ClusterLab XL ensemble, dirigido pelo Prof. Carlos Marecos, e a interpretação do barítono Francisco Henriques e da soprano Joana Alves, sob encenação da Prof. Silvia Mateus e figurinos de Ana Duarte.
Este projecto tem como objetivo apoiar a encenação e criação de obra contemporânea, contribuindo assim para o enriquecimento da investigação nas áreas da composição, do canto, do instrumento e das tecnologias da música.
Propõe-se assim a apresentação de duas novas produções de ópera, numa colaboração entre várias áreas de especialidade da Escola Superior de Música de Lisboa, sendo que a montagem de ambas as produções é permanentemente acompanhada de um trabalho de pesquisa e de reflexão sobre as várias fases do processo criativo.
Palavras-chave: Ópera, Encenação contemporânea, Ópera contemporânea, Ópera de repertório, Encenação, Voz, Composição, Libreto
Sumário
Este projecto visa a execução de duas produções de ópera, numa colaboração entre várias áreas de especialidade da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) como o canto, a composição e as áreas de instrumento e de música de câmara, sendo que a montagem de ambas as produções é permanentemente acompanhada de um trabalho de pesquisa e de reflexão sobre as várias fases processo criativo.
A prática do Laboratório de Música Mista destina-se a desenvolver competências no domínio da performance da música mista (de reportório ou composta por estudantes de composição especificamente para o grupo), improvisação e experimentação. A música mista pode ser definida como a junção do meio acústico com o meio electroacústico, mais concretamente: a combinação de um ou mais instrumentos acústicos com sons criados, processados ou reproduzidos electronicamente. O Laboratório de Música Mista foi criado pelos professores José Luís Ferreira e Carlos Caires, sendo atualmente orientado pelo professor Jaime Reis.
O EcoLab um projeto da unidade curricular Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira da Escola Superior de Música de Lisboa, também relacionado com os programas Eco Escolas e Eco Campus do Instituto Politécnico de Lisboa, procurando contribuir para um mundo sustentável através da expressão artística. Tem desenvolvido projetos como o “Eco Ponto interativo”, premiado pela ABAE e tendo financiado eco pontos para a ESML, colaborações no Simpósio Cultura & Sustentabilidade (Lisboa Incomum) e o projeto “Fonossíntese emMonsanto” concertos e discussões no âmbito do movimento ecológico no Parque Florestal de Monsanto (com a Associação VIDA / 1Planet4all)
SAX Blue | Jorge Peixinho
Saxofones - Philippe Trovão
Electrónica - José Luís Ferreira
Ver também
Medeia – de um melodrama de Georg Benda
Este projeto visa incentivar e apoiar a criação, a circulação, o registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea em partitura e em CD, numa perspetiva reflexiva, envolvendo as áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música.
Com o ClusterLAB ensemble, Carlos Marecos tem desenvolvido, desde 2011, um trabalho regular de laboratório com obras obras de estudantes da ESML, bem como com obras de repertório dos séc. XX e XXI.
Portfolios é uma Base de dados constituída por obras compostas por estudantes de Composição (licenciatura e Mestrado da ESML), que tenham sido apresentadas publicamente.
https://portfolios.esml.ipl.pt/