Ilusão Rítmica: Composição, Performance e Improvisação no Contexto do Jazz Contemporâneo
Abstract
Através do presente trabalho pretendo debruçar-me sobre o conceito de ilusão rítmica, aplicado à composição e improvisação no contexto do jazz e da música improvisada. Em traços gerais, defino ilusão rítmica como a falsa percepção da pulsação, métrica, andamento ou qualquer outra componente rítmica de uma peça por parte de quem a ouve.
Esta investigação encontra-se dividida em duas partes: um breve enquadramento do conceito de ilusão rítmica e a análise detalhada de 3 composições criadas para este projecto artístico e da aplicabilidade dos mecanismos de ilusão rítmica nas mesmas.
O processo de pesquisa incluiu a análise de obras literárias sobre ritmo na música e também sobre a história do jazz, assim como a audição de discos de jazz nos quais é desenvolvido o conceito de ilusão rítmica.
Como resultado da pesquisa efectuada surgiram composições originais para piano, contrabaixo e bateria, através das quais pretendo explorar novas abordagens rítmicas não só em contexto composicional como também em situação de performance e improvisação.
Keywors: rhythm, composition, improvisation, contemporary jazz, piano, trio